Concertos, residências de criação, espaços dedicados ao público infanto-juvenil, convívios e um jantar comunitário são alguns dos instrumentos chave para o Nascentes, um evento desenhado de raiz com o apoio e intervenção directa da comunidade local . A ter lugar entre 29 de junho e 3 de julho, o Nascentes terá lugar na Aldeia das Fontes, Leiria, e contará com concertos de Bandua, 5ª Punkada, A Voz do Rock, First Breath After Coma, Whales, África Negra, Surma e Pedro Melo Alves, entre outros. Para esta edição, a primeira com um formato de apresentação próximo de um festival, o grande cabeça de cartaz é a vontade de chamar a atenção para a importância da preservação de formas de ser e estar que promovam a entreajuda e o espírito comunitário.
Tendo como ponto de partida a ideia de que a integração e desenvolvimento social têm, na sua base, um trabalho de encontro com as pessoas, os lugares e os hábitos, o Nascentes apresenta uma programação que relaciona artistas e espaços, natureza e criação, rasgo e tradição. Assumindo como elo comum as múltiplas possibilidades abertas pela riqueza natural e humana da aldeia das Fontes, o Nascentes vai propor, assim, quatro residências de criação através das quais seis artistas são convidados a pensar o espaço e as possíveis formas de o activar com a arte. Surma juntar-se-á a Rui Gaspar para criar um concerto que nos convida a deitar e apreciar a natureza envolvente, Pedro Melo Alves a Labaq para um momento de fusão de géneros, João Maneta, Paulo Bernardino e André Ramalhais constituirão um power trio de jazz e Pedro Marques e Ricardo Graça apresentam um espectáculo inédito desenhado de raíz. Especialmente interessado no semear de novos hábitos, o programa do evento presta particular atenção ao público infanto-juvenil com um calendário de propostas que integra oficinas de expressão plástica, caminhadas, jogos didáticos e espaço para brincadeiras na rua. Destaque especial para o concerto que Inês Bernardo e Nuno Rancho desenharão em torno do cancioneiro infantil tradicional e moderno.
Apostando na promoção do encontro e das tradições e produtos da região, o Nascente integrará ainda um jantar comunitário, espaços para dança com petiscos, um piquenique aberto a todos e uma sessão de improvisação musical, a ter lugar na Adega do Luís, que integrará músicos e curiosos da aldeia e seus arredores.
Programa
Nascentes 2022
29 de junho
19h. Rui Gaspar & Surma: Corpo na terra e ouvidos no céu . Concerto/Residência de criação
20h . Labaq & Pedro Melo Alves . Concerto/Residência de criação
21h . Discos & Petiscos
30 de junho
19h . Maneta & Bernardino & Ramalhais . Concerto/Residência de criação
20h . Sessão de música improvisada na Adega do Luís . Concerto
21h . Discos & Petiscos
1 de julho
19h . Ricardo Graça & Pedro Marques . Concerto/Residência de criação
20h . Jantarada d’Aldeia
22h . Bandua . Concerto
2 de julho
12h . Jogos do Hélder
13h . Discos & Petiscos
14h . Zona de Pesca . Atividade infanto-juvenil
14h30 . Ao longo do rio . Atividade infanto-juvenil
15h . As Fontes davam um postal. Atividade infanto-juvenil
15h . A Voz do Rock . Concerto
16h . Plantar amor . Atividade infanto-juvenil
16h30 . Ana Lua Caiano . Concerto
18h . Whales . Concerto
21h . Gãrgoola . Concerto
22h15 . First Breath After Coma . Concerto
3 de julho
10h30 . Tesouros das Fontes - Caminhada para a garotada. Atividade infanto-juvenil
13h . Discos & Petiscos - Piquenique
14h . Guardiões do Lis . Atividade infanto-juvenil
14h30 . Explorar a terra, construir memórias . Atividade infanto-juvenil
14h30 . Somos Natureza . Atividade infanto-juvenil
14h30 . Casinhas com asas . Atividade infanto-juvenil
15h . Inês Bernardo & Nuno Rancho . Concerto
15h30 . Jogos da Festa
16h30 . África Negra . Concerto
18h30 . 5ª Punkada . Concerto