Ilusão Gótica / DJ Gókiko
Mais uma matiné de domingo na Socorro, desta vez com os Ilusão Gótica, projeto paralelo (ou escape criativo, como preferirem) dos Conferência Inferno que os próprios escolhem chamar de devaneio mas que, verdade seja dita, constitui uma genuína pérola aliciante.
Criados em contexto pandémico, apresentam-se como uma plataforma espontânea de exploração sonora onde cada concerto oferece um serão único de improvisação- no fundo, o que sentem que o momento na altura pede, sem quaisquer barreiras ou limites. E foi precisamente isso que obtivemos com esta jam inebriante, sessão bem trippy de um psicadelismo eletrónico viciante e que nos conduziu a um estado de transcendência inspiradora. Para isso bastaram uns sintetizadores, um baixo, uma guitarra e, acima de tudo, o toque visual de projeções à base de líquidos e corantes que tornaram a experiência ainda mais imersiva e envolvente - os sons e as imagens interagiam harmoniosamente para criar uma onda de surrealismo hipnótico, com o ambiente que daí se instalou a puxar gradualmente por nós.
Sem que tivéssemos qualquer noção do tempo (a atuação durou cerca de quarenta minutos mas podia ter continuado sem que déssemos conta ) ,íamos simplesmente absorvendo tudo e “ sentindo” a cena, de tal forma emocionalmente investidos que até ficamos meio chocados com a mudança súbita de registo no final: é que do feeling alienígena desta “viagem” passamos para uma brincadeira em que Raul, ainda na presença dos seus dois companheiros de banda, fez uma improvisação vocal em tom jocoso. Uma rutura clara e consciente que inicialmente nos pareceu demasiado forte e sem nexo - afinal, se estávamos a curtir a weird vibe que tão bem tinham introduzido, era nesse tom que queríamos terminar; contudo, com o DJ set de Gókiko (ou seja, Francisco, o rapaz que dá voz aos Conferência ) logo a seguir, apercebemo-nos da importância e inteligência dessa transição “temática” para que tudo soasse mais orgânico. Enfim, entre a “experiência” e a festa , sempre em espírito comunitário, vivemos uma bela tarde. Com a popularidade bem merecida dos Conferência , acrescentamos que os Ilusão Gótica são um veículo sonoro igualmente válido.
-
sábado, 18 janeiro 2025