Reportagem AC/DC no Passeio Marítimo de Algés
Pela terceira vez na sua longa carreira, os AC/DC, verdadeiros monstros do hard rock, apresentaram-se ao vivo em Portugal. Da formação original só resta Angus Young, que já conta com 61 anos de idade, acompanhado pelo baixista Cliff Williams que está na banda quase desde o início. Apesar da mais recente e grande contrariedade que foi a saída de Bryan Johnson devido a problemas de audição, os fãs encheram o recinto deste concerto histórico e que pode ter sido o último da banda no nosso país, devido à idade de Angus e todos os azares que o icónico grupo tem tido recentemente. É certo que uma minoria ruidosa manifestou-se contra a substituição de Bryan Johnson por Axl Rose e muitos devolveram os seus bilhetes nos locais de venda, mas isso permitiu que muitos outros fãs tivessem a oportunidade de comprar os ingressos que anteriormente haviam esgotado.
Foi natural a desconfiança por parte de algum do público pela inclusão de Axl no lugar de um vocalista tão marcante na sobrevivência e percurso da lendária banda, mas quem assistiu a este espetáculo deu por bem empregue o dinheiro que pagou porque o frontman dos também icónicos Guns n' Roses mostrou estar à altura da responsabilidade, superando mesmo as expetativas. Viu-se no Passeio Marítimo de Algés um Axl Rose em grande forma, empenhado em fazer jus ao legado de Bryan Johnson e Bon Scott e que, sentado durante o concerto devido a ter partido um pé, se pôde concentrar somente em cantar e deu todo o espaço para um dos guitarristas com mais feeling da história do rock brilhar, falamos claro de Angus Young.
Angus, com a sua grande energia e os números habituais contagiou o público que encheu o recinto e presenciou a este momento único. O tema título do mais recente álbum e que deu nome a esta digressão, intitulado "Rock or Bust", iniciou o concerto e mais à frente foi tocada apenas mais uma música deste disco. A noite foi preenchida principalmente por clássicos dos AC/DC e do rock durante duas horas. "Highway to Hell", "Back in Black", "T.N.T.", "You Shook Me All Night Long", "Hells Bells", "Thunderstruck" e "Let There Be Rock" foram alguns dos pontos altos de um alinhamento de luxo só ao alcance de poucas bandas no universo do rock.
Parabéns a todos os que decidiram ir a este concerto, assistiram a um espetáculo memorável dos AC/DC ou do que resta dos mesmos. Quando Angus Young desistir da música e de carregar a bandeira dos AC/DC não haverá quem os substitua. Até lá os fãs devem desfrutar deles.
A abertura do espetáculo dos míticos australianos ficou a cargo dos norte-americanos Tyler Bryan & The Shakedown que demonstraram habilidade musical suficiente para manter entretidos todos os que já estavam presentes e os que iam chegando. Mas o que aconteceu de mais importante durante este concerto foi o facto da chuva, que até então teimava em continuar a cair, foi-se embora e não regressou. Para o dia terminar em grande só faltava Axl estar à altura do grande desafio que tinha em mãos e foi o que aconteceu. Nada nem ninguém conseguiu fazer com que o rock não acontecesse em Algés.
Foto: Organização
-
Organização:Everything is New
-
segunda-feira, 09 maio 2016