Reportagem Acid Mothers Temple em Braga
Os nipónicos Acid Mothers Temple aterraram no GNRation em Braga para um dos três concertos em Portugal, e o resultado dificilmente poderia ter sido melhor para os amantes do psicadélico. Formados em 1995, a banda liderada pelo guitarrista Kawabata Makoto trouxe a torrente sónica carregada de improviso à sala Black Box, que se apresentou bem composta para uma noite de rock bem memorável.
Porém, foi com a prata da casa que o público começou a aquecer. Os The Nancy Spungen X são um autêntico caldeirão de sonoridades e estéticas, cortadas e coladas com imensa energia e atitude. Suportados por dançarinas que diabolicamente deambulavam pelo meio do público, foi difícil não bater o pé ao comboio de ska, reggae, rock, psicobilly e tudo o que mais cabe no imaginário dos bracarenses.
Mas o motivo que levou à procissão nocturna dos inúmeros presentes nesta noite foi outro: o regresso dos Acid Mothers Temple a Portugal, após um apoteótico concerto no OUT:FEST em 2016.
E, com uma discreta subida a palco, o arranque do espetáculo iniciou-se com voz e bouzouki (uma espécie de bandolim grego) de Jyonson Tsu, com os restantes elementos a irem atrás dele em crescendo, fervilhando bem o caldo hipnótico e servindo-o em bandeja. E a partir daí a viagem fez-se sempre assim, em constante mudança de velocidade, ora lento e profundo (acentuado pelos sons bizarros e cósmicos do sintetizador de Higashi Hiroshi, sempre de semblante carregado), ora galopando sob as rédeas amarradas às baquetas do talentoso Satoshima Nani.
E, bem no fundo e discretamente, Kawabata Makoto foi mantendo tudo com os pés assentes na melodia, onde se destacaram os variados riffs e acordes interestelares, pautados pelo baixo certinho de Wolf. Ao longo da sua atuação, onde a banda foi parca em palavras foi rica em autênticas imagens sonoras, pregando os olhos dos presentes aos suas ruidosas mas ordenadas obras improvisadas.
Mais uma brilhante passagem por Portugal de uma banda que não se fica por dar um concerto, mas sim em proporcionar uma viagem inesquecível.
-
sexta-feira, 12 outubro 2018