Reportagem Active Child em Lisboa
O dia mais lamechas do ano, por excelência de muitos, foi passado na sala de espectáculos do Lux na companhia do norte-americano Patrick Grossi, mentor de Active Child, com o propósito de apresentar o recém lançado You Are All I See (2011), sucessor do EP Curtis Lane (2010).
A estreia nos palcos nacionais, depois de digressões com James Blake, White Lies e M83, superou as espectativas de muitos, numa noite calma que divagou entre o chillwave e dream pop deste projecto que segundo a demasiado aclamada Pitchfork considera tais sonoridades avant-garde.
A fila da frente é a já habitual em tudo o que é concerto de banda acabada de sair da fábrica, à parte disso o restante auditório foi como seria de esperar composto por uns quantos casais melosos. “You Are All I See” e logo de seguida “High Priestess” encheram a sala com uma sonoridade surpreendente, enquanto Patrick Grossi embalava os presentes com melodias enternecedoras sentado à frente da sua harpa que mais tarde trocou pelo teclado. A combinação mais que improvável entre uma harpa, bateria e teclado resultaram na perfeição, enquanto que os presentes se deixavam embrenhar, muitos deles de olhos fechados ou simplesmente com oscilações corporais, pela voz etérea e hipnotizante de Grossi sobrecarregada de sensações quase que no panorama do transcendente.
Conversa foi também algo que não faltou na minúscula cave da discoteca Lux onde foram trocadas algumas palavras ao longo de uma hora e onde não poderia faltar a pergunta da praxe: “How is everyone feeling on this Valentine’s Day?”. Surpreendido pela reação do público e pela quantidade de presentes a assistir à estreia, agradeceu por mais que uma vez e deu continuidade ao concerto, desta vez com “Shield & Sword” à qual sucedeu “Playing House”, infelizmente sem Tom Krell, cabeça do projecto How To Dress Well. A falta de presença de Krell poderá não ter sido notória pela parte de muitos dos presentes, no entanto a música acabou por perder parte do ênfase e potencial inicial.
A sala não estava de facto cheia, foi no entanto na continuidade de sonoridades melancólicas que esta se compôs num concerto centrado essencialmente nos temas do albúm como “Diamond Heart”, “See Through Eyes” e “Way To Fast”. De volta à harpa e quase a terminar, Patrick Grossi presenteou o público com “Hanging On”, single de You Are All I See que era claramente a predilecta e a tão esperada dos espectadores que fizeram questão de a declamar em uníssimo. O EP Curtis Lane esteve de igual modo presente com “When Your Love is Safe” e “I’m In Your Church At Night”, sendo que a última acabou apenas por surgir no Encore. A primeira parte termina com “Johnny Belinda” e com um forte agradecimento que deixa o público crente que a noite ainda não terminou.
De volta ao palco entre palmas e comentários, o concerto não poderia ter encerrado de melhor forma. “Ivy”, faixa instrumental que desconcertou a sala lisboeta, terminou com a viagem, desta vez tomando um rumo progressivo que provocou uma explosão de aplausos fortes e mais que merecidos a este projecto que congelou a multidão, quer pela voz coral de Grossi quer pela edificação e junção de instrumentos que fazem de Active Child algo inovador e harmonioso.
Texto: Mariana Cáceres
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sábado, 20 dezembro 2014