Reportagem Anathema no Paradise Garage
Foi no passado Sábado que o lisboeta Paradise Garage, acolheu um dos grandes nomes do doom britânico, os Anathema, para o que se provou uma sessão inesquecível para os inúmeros fãs que encheram a sala de espetáculos. Já com mais de vinte anos de carreira, os músicos de Liverpool tiveram a oportunidade de passar por Portugal para nos apresentar o seu último esforço, Weather Systems, lançado no presente ano. Uma viagem etérea pela discografia mais recente mostrou-nos, que para além de serem colossos na história, são competentes no dia de hoje, sobrevivendo a uma mudança de sonoridade, intactos em presença e identidade.
Antes dos cabeças da noite, esperavam-nos os Astra, que entraram em palco cerca de vinte minutos antes da hora marcada. O estandarte é o progressivo dos anos 70, inundado do psicadelismo característico da época num cenário espacial – e a banda americana empunha-o bem. Presentes desde 2006, já têm dois álbuns na sua bagagem, The Black Chord (2012) sendo o novo esforço a apresentar e, apesar de não serem terrivelmente inventivos (podendo cheirar-se todos os nomes do costume do prog rock no seu punho musical), são extremamente coesos, quer na performance ao vivo, como na composição dos temas. Brilham como músicos e levantam a barra de qualidade para o que vem a seguir, em quarenta minutos de sólida musicalidade. O povo agradece.
Não há tempo a perder, nem paciência para prolongar a já longa pausa entre as bandas - o ambiente é leve, mas a expetativa constante, num Paradise Garage lotado. Nada melhor que um tema dos Pink Floyd para introduzir os Anathema ao palco e é “A New Machine (Part 1)” que acomoda a entrada dos seis membros da banda. Curioso que nos Anathema tudo fique em família: os irmãos Cavanagh são três, Jamie no baixo, Vincent na voz e guitarra e Danny na guitarra solo, e são as figuras de relevo na banda inglesa, embora os irmãos Douglas também tenham lugar (John na bateria e Lee na bela voz feminina). Todos partilham o look do imaginário gótico e cinzento da vida no norte da Inglaterra, mas neles não falta empatia – tal como não falta resposta do público. Os músicos, não estranhos a Portugal, ressaltando-se a última visita a Portugal no Festival Vagos Open Air, lançam-se em “Untouchable, Part 1” e “Untouchable, Part 2”, do mais recente álbum, e a receção é magnífica, acabando por marcar todo o concerto.
Não será surpresa, no entanto, revelar que a setlist do concerto foi maioritariamente composta por temas de Weather Systems e We’re Here Because We’re Here (2010), os dois últimos esforços de uma banda que vem a prolongar a tendência para se virar para uma sonoridade mais atmosférica e melodiosa, assentada nos alicerces do prog rock moderno. E se esta mudança tem sucesso na sua maior parte, “Universal” sendo um excelente exemplo da capacidade técnica dos Anathema e “The Storm Before The Calm” um dos pontos altos do bem recebido último disco, os músicos de Liverpool por vezes caem no lugar comum em temas mais calmos e emocionais, como “Dreaming Light”. Porém, a sua competência musical não se pode questionar, com Danny Cavanagh irrepreensível na guitarra, as vozes alternadas de Vincent e Lee que apoiam a emotividade etérea instrumental, e o português Daniel Cardoso, encarregue das teclas, que, em Braga, conseguiu convencer Danny a juntar-se à tour europeia com os seus dotes musicais de excelência – “ele é o melhor músico que alguma vez já conheci”, descreve Cavanagh numa pausa. Estamos bem representados, portanto.
Há ainda lugar para um revisitar alguns dos temas mais antigos do material doom metal dos artistas. “Wings of God” e, já no encore, “One Last Goodbye” e “Fragile Dreams” marcam o final de um concerto competente e variado, tal como de uma viagem pela discografia de uma banda, que depois de alcançar as duas décadas de história, ainda se preocupa em se reinventar e não ficar para atrás. Deixam então, nas visitas pelo Porto e por Lisboa, os inquestionáveis fãs satisfeitos e possíveis convertidos nesta nova passagem por terras lusas. Resta esperar que voltem brevemente.
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sábado, 20 dezembro 2014