Reportagem Anthrax em Corroios
Os Anthrax voltaram a pisar solo português, após vários anos de ausência, num espetáculo inserido na Route Resurrection, uma espécie de preparação para o Resurrection Fest que aconteceu, somente um dia antes, do concerto da banda no evento espanhol. Os fãs do grupo que é considerado um dos Big 4 do thrash metal norte-americano, ao lado de nomes como Metallica, Megadeth e Slayer compareceram em grande número no Cine Teatro de Corroios, tendo mesmo esgotado esta sala de espetáculos, o que já era expectável.
Tal facto já tornava este evento um sucesso mas os Anthrax tornaram, um concerto que tinha tudo para ser bom, num espetáculo verdadeiramente memorável. Logo no início, quando tocaram "Among the Living", se percebeu uma grande comunhão entre a banda e o público. Depois "Caught in a Mosh" deixou mossa, com um público em delírio a cantar o refrão e com muitos a fazer mosh.
Em seguida "Got the Time" também obteve uma grande reação por parte do público, com o vocalista da fase clássica dos Anthrax, Joey Belladonna, a puxar muito pelos espectadores, sendo que em "Madhouse", a voz da banda virou mesmo o microfone para os presentes, no refrão, com um ótimo resultado.
Após esse desfilar de temas emblemáticos por parte do grupo, foi a vez de ser tocado algo mais recente. "Fight 'Em 'Til You Can't" resultou bem, depois dos temas anteriores, como se de um clássico se tratasse. Scott Ian referiu, que passou um longo tempo, desde a última passagem dos Anthrax por Portugal, isto antes de a banda interpretar mais um tema recente, a catchy "Breathing Lightning", presente no mais recente trabalho do quinteto.
De volta aos hinos a banda tocou "Belly of the Beast", com a "Intro to The Beast" a antecedê-la resultando em muito headbanging por parte do público. De volta aos temas mais novos, Scott Ian e companhia tocaram a groovy "All of Them Thieves", tendo esta soado bem ao vivo. Ao terminar este tema, o carismático Joey Belladona perguntou aos fãs quem nunca viu os Anthrax e a esmagadora maioria dos mesmos levantou os braços. A velhinha "Medusa" foi tocada seguidamente, como que a homenagear os novos espectadores da banda e em "All of Them Thieves", o vocalista meteu toda a gente a cantar o início da música, tendo no final tirado o chapéu (literalmente), em sinal de aprovação, para com o público que participou massivamente nesta festa de thrash metal.
Depois foi a vez de "Antissocial", um dos temas mais conhecidos e orelhudos do grupo, onde todos cantaram o refrão sem qualquer dificuldade. Com a emblemática "Indians", adivinhava-se o término do concerto. A plateia correspondeu a cantar e a fazer mosh, naquele que seria um grande final de espetáculo. Para encerrar esta grande noite, seguiu-se por fim outro enorme clássico, "I Am The Law", que não estava presente no alinhamento inicial, tendo Scott Ian referido, que não costumam tocar músicas a mais nas salas de espetáculo, mas que nós, público presente, merecíamos!
Terminou desse modo em grande esta performance, tendo o supracitado guitarrista prometido, aquando das despedidas, que a banda voltará a Portugal no próximo ano, na tour de promoção de "For All Kings", o seu mais recente trabalho.
É de realçar a boa escolha da banda de suporte dos Anthrax. Falamos dos Mindtaker, jovem banda eborense que venceu no ano passado as W:O:A Metal battles Portugal, o que lhes deu direito a atuar na edição de 2016 do Wacken Open Air.
O thrash metal old school praticado por este quinteto , encaixou que nem uma luva neste espetáculo, tendo sido alvo de uma boa reação por parte do público, que durante este concerto ia povoando, aos poucos, o Cine Teatro de Corroios. O vocalista Philip Brotas fez questão de agradecer aos presentes, que compareceram mais cedo para apoiar a banda nacional. A atuação do grupo foi enérgica e deixou o público bem desperto para o espetáculo das lendas do thrash metal mundial que lhes seguiram.
-
Organização:HellXis
-
sábado, 18 janeiro 2025