Reportagem Buena Vista Social Club - Mafra
No Jardim do Cerco em Mafra, teve lugar na sexta-feira dia 23 de Julho, o concerto da Orquestra Buena Vista Social Club com Omara Portuondo, mais um concerto incluído na edição 2010 do CoolJazz Fest. O tempo ameno de temperatura e sem vento, fez finalmente as pazes com o público que compareceu em elevado número enchendo por completo as plateias.
À orquestra, com interpretes de um virtuosismo extremo como o trompetista Guarijo Mirabal, Jesus ‘Aguaje’ Ramos no trombone, vocais e direcção da orquestra, Barbarito Tores no alaúde mexicano, entre outros, foi adicionado ‘sangue novo’ como o de Carlos Calunga e Idania Valdès, as vozes de serviço nesta noite de contagiantes ritmos caribenhos. Será excessivo salientar este ou aquele executante, todos com direito a um solo durante o espectáculo, quando todo o seu conjunto foi, também ele, de um grande virtuosismo.
Faltava polvilhar a actuação com um toque de magia. Para isso apareceu Omara Portuondo. Interpretando apenas algumas canções (a idade já pesa, recordemos que nasceu em 1930) teve tempo, no entanto, de levar o público ao rubro, fazendo-o acompanhar os refrões, em particular o de "Quizás, Quizás, Quizás". Entoou, ainda, como forma de nos saudar a todos, o refrão: ‘uma casa portuguesa com certeza’.
O espectáculo de cerca de duas horas, de um ritmo contagiante como já referimos, terminou com dois encores e com todo o público em pé a dançar e a acompanhar os músicos.
Foto: Ana Coelho