Reportagem Celeste no Hard Club
Depois da estreia no SWR Barroselas Metalfest, em 2010, os franceses Celeste regressaram ao nosso país, agora em nome próprio e com o novíssimo “Animale(s)” na bagagem.
No entanto, a passagem do quarteto de Lyon pelo Hard Club acabou por não ter a adesão que se esperava. Terá sido consequência do cortejo académico, que condicionou o trânsito em diversas zonas da cidade? Ou será que os Celeste simplesmente não possuem um hype tão intenso como outros? Não sabemos ao certo, mas a verdade é que também não queremos realmente saber, pois estamos perante uma banda diferente; uma banda especial.
Quando somos confrontados com um espectáculo tão cativante, pouco importa se a sala está cheia ou não. O que queremos é ver, compreender e admirar a singularidade do grupo, reflectida numa componente visual absolutamente surreal: o palco, iluminado por strobes hipnotizantes e lanternas rubras, transformava os elementos da banda em meras sombras. Num tom fantasioso, podemos descrever a aparência das figuras em palco como semelhante à de espíritos maléficos e misteriosos, com o sofrimento e o terror a serem espalhados através da devastadora mistura de pós-hardcore, sludge e black metal que o colectivo pratica; como mineiros que exploram o inconsciente de cada um dos presentes.
Ainda assim, não há bela sem senão: apesar da qualidade do concerto, este revelou-se demasiado curto, pelo menos para cabeças de cartaz. Esperava-se mais que 45 minutos, o que nos deixou com aquela sensação desagradável de fim prematuro. Por outro lado, mais vale uma prestação curta e intensa, do que uma longa e enfadonha. Resta-nos esperar pelo retorno, que seria maravilhoso se acontecesse no Amplifest, durante a tarde, para nos perdermos na escuridão enquanto o sol brilha lá fora.
No que diz respeito às bandas de abertura, destaque para os Revok, donos de uma interessante sonoridade que combina elementos de pós-hardcore com noise rock. Já os Comity cumpriram, apresentando um hardcore bastante complexo.
-
sábado, 20 dezembro 2014