Reportagem Clubbing Abril @ Casa da Musica
Foi numa noite quente, que no passado dia 4 de Abril a Casa da Música recebeu mais uma edição do Optimus Clubbing. Com as presenças principais de The Magic Numbers e The Legendary Tigerman, a noite prometia ser virada para o rock num sentido mais tradicional da palavra. Um rock com refrões cantaroláveis e convidativos a um pé de dança.
Foi perante uma sala ainda algo vazia que Paulo Furtado iniciou o seu concerto. Com uma presença rica e animada, o homem tigre conseguiu transmitir muita energia apesar de estar sentado e debruçado no seu pequeno bunker de instrumentos. Passando por grande parte do reportório e apresentando ainda alguns temas do aguardado novo álbum, intitulado Femina, o músico português destilou blues, rock e country numa amalgama extremamente potente e que conseguiu acabar por encher a Sala 2.
Após ter colocado alguma da conversa em dia com os presentes, o Tigerman despediu-se do público com uma sensação de missão cumprida, deixando a maioria dos Clubbers com um ar satisfeito. O ar de quem tinha vista um dos espólios vivos do rock nacional.
Após um curto intervalo, os ingleses The Magic Numbers tomaram de assalto a Casa da Música. Este quarteto, constituído por duas duplas de irmãos, apresenta um Indie Rock que bebe muitas influências do country e do folk americano, resultando numa mistura muito pouco britânica, mas que resulta estranhamente bem. Com um concerto espalhado entre temas de The Magic Numbers e Those The Brokes, ainda houve tempo para se ouvirem algumas canções novas que foram extremamente bem recebidas. Aliás, todo o concerto foi recebido de forma apoteótica e eufórica, supreendendo a própria banda. Com uma promessa de um regresso e de uma noitada na Ribeira, os irmãos Gannon e Stodart despediram-se do palco. Um concerto sólido e consistente.
É também de assinalar a actuação de Radiola na Sala 2, de Plano B DJ’s, Grace Kelly e Pfadfinderei nos Bares 1 e 2 e a actuação de Marc Behrens e de The Beautiful Schizophonic no CyberMúsica.
Agora só nos resta aguardar pela próxima edição do Clubbing (já esgotada), que conta com PJ Harvey e John Parish.