Reportagem Cro-Mags no RCA Club
Os nova-iorquinos Cro-Mags regressaram a Portugal no dia 10 de Novembro, após uns longos 11 anos de ausência de palcos nacionais. Na anterior ocasião tocaram no Culto Bar, em Cacilhas, sendo que desta feita atuaram no RCA Club, em Alvalade, para uma sala que não estava cheia mas encontrava-se bem composta.
Os Ground & Pound foram uma das bandas de suporte, eles que agradeceram publicamente à Hellxis pelo convite, visto que esta foi a primeira vez que tocaram na capital. A banda portuense apresentou o seu hardcore direto e sempre a rasgar, perante um público lisboeta ainda algo comedido. O vocalista bem pediu para os espectadores se chegarem mais à frente, para que dessem três passitos ou dez passitos, numa piada ao famoso hit latino, mas disse-o em vão. Houve tempo para a banda dedicar um tema a um grande amigo que faleceu, chamado Manu. Os Ground & Pound aproveitaram também para tocar um tema que não tocavam há algum tempo, intitulado "No Escuses", com o vocalista a atuar no meio do público. Despediram-se com os temas "Money is Just a Paper" e "Três Um oito" terminando uma performance na qual demonstraram capacidade qualidade para visitarem mais vezes Lisboa.
Seguiram-se os Dimension, projeto de Poli dos Devil in Me, que segundo o vocalista apenas atuou três vezes em dois anos, em Lisboa. Aquando deste concerto já o RCA Club se encontrava bem composto, pelo que a banda aproveitou para divulgar para um bom número de pessoas, os temas do seu álbum de estreia, editado pela Hellxis Records. "Times of Grace" logo na reta inicial do espetáculo destacou-se, bem como a última "Out For Life", na qual a banda colocou o público a cantar "Get Raped by the Big Bad Wolf". Pelo meio o conhecido vocalista referiu que este tipo de música é de protesto, goste-se ou não e que racistas, fascistas e homofóbicos não eram bem-vindos. Poli afirmou que foi um prazer estar com o público e seguramente os espectadores acharam o mesmo acerca de ter presenciado à boa atuação da banda.
Os fãs da importante banda do crossover Cro-Mags podem não ser muito numerosos no nosso país, mas são fiéis seguidores da banda norte-americana. Numa atuação baseada essencialmente no álbum clássico "The Age of Quarrel", foi "World Peace" que iniciou as hostilidades, com muito mosh por parte do público, logo de imediato. O movimento por parte do público que se encontrava perto do palco foi constante, sendo que também houve espaço para stage diving, crowdsurfing e sing-along por parte dos presentes. Os fãs só descansaram praticamente na mais lenta "Seekers of the Truth". De resto foi uma autêntica festa dada por uma banda que continua a resistir à mudanças de formação e que mostrou que ainda goza de boa saúde, pese embora o enorme hiato a nível de novos lançamentos. "Street Justice", "Signs of the Times", "Don't Tread on Me" e "We Gotta Know" foram alguns de melhores momentos de uma noite de concertos em que o hardcore foi a palavra em comum.
-
Organização:Hellxis
-
terça-feira, 02 janeiro 2018