Reportagem Cut Copy - Lisboa
Dia 23 de Março, Lisboa, Coliseu – o regresso de uma das bandas mais acarinhadas pelo público português. Depois do concerto do Super Bock Super Rock, não se esperava menos que um espectáculo com “E” grande. Se havia melhor opção para dar as boas vindas à Primavera que um concerto de Cut Copy, por favor elucidem-me.
Eram 22h e as luzes apagaram-se. Não houve banda de abertura, foi-se directo ao assunto. Pouco mais de metade do Coliseu ficou por encher. Melhor!, mais espaço para dançar. A banda entrou em palco e a saudação do público encheu todos os cantinhos da sala. Acabados de lançar o seu mais recente trabalho, “Zonoscope”, há algum tempo que os australianos conquistaram o público português.
O concerto foi considerado pela banda como o primeiro «a sério» em Lisboa, dado que anteriormente só tinham tocado em festivais e na discoteca Lux. Pode dizer-se que as expectativas eram altas para ambas as partes. Nenhuma ficou desiludida, num concerto cujo melhor adjectivo para o descrever só pode ser “contagiante”.
A abrir, “Visions”, imediatamente seguida por “Nobody Lost, Nobody Found”. Problemas técnicos no som à parte, os fãs faziam-se notar – entoavam letras, agitavam os braços no ar. Um “obrigado” em pronúncia quase perfeita demonstrou o apreço do vocalista, Dan Whitford, que dançava e puxava pela audiência de forma irresistível.
Empatia entre os membros é algo que não falta na banda. Contaminante, na verdade. O que se passa em palco salta sobre as grades para o público de forma tão natural que não se avistava uma única pessoa quieta. Foi em temas como “Where I’m Going” ou “Corner of the Sky” que se notou que, apesar de fresco, “Zonoscope” já fez com que muitos se rendessem ao seu conteúdo.
A variedade de sons e as influências post-punk, new wave e synthpop dos anos 80 resultam em temas apelativos e alegres. As luzes são parte de um espectáculo onde os sentidos se fundem e instigam uma experiência cuja principal premissa é a harmonia entre os ingredientes usados.
Uma das mais esperadas, “Lights & Music”, foi recebida com entusiasmo desmedido, mal se ouviam ainda os primeiros acordes. «Go crazy!» era o comando do vocalista, repetido várias vezes ao longo do concerto. E o público obedecia. “Take Me Over”, o novo single, foi entoado sem falhas pelos fãs. A dança continuava, sem fim à vista.
“Saturdays” preparou o público para o que seria o momento da noite – “Hearts on Fire”. Amigos às cavalitas uns dos outros, corpos que dançavam ao som de timbres que deliciosamente invadiam o recinto e os ouvidos. Antes de “Sun God”, Tim Hoey fez questão de dedicar a música a um rapazito cuja «cool mom» (nas palavras do guitarrista) o tinha levado ao concerto. Boa disposição para dar e vender, sorriso nos lábios de cada membro, a felicidade de estarem naquele palco a tocar, não havia nada mais evidente.
Não foi de admirar, por isso, que, após 10 minutos de um fantástico instrumental a terminar o tema, muitos assobiassem quando a banda começou a sair do palco. Já? O encore chegava e o barulho que se fez durante menos de 5 minutos foi quase ensurdecedor.
A banda voltou e imediatamente Tim pegou no microfone e desfez-se em elogios àquela que chamou a sua cidade preferida no mundo. Lisboa foi o «final perfeito para o fim da tour. Obrigada por terem vindo, foram provavelmente o melhor público de toda a tour». Outra medalha, o público português gosta de as conquistar, concerto após concerto.
“Need You Now”, mais que sabida por todos os presentes, assistiu a um mar de mãos no ar enquanto se ouvia o refrão cantado a plenos pulmões pela plateia. Para o fim ficou “Out There on the Ice”, claramente outra das favoritas dos fãs.
O final foi abrupto, com a música a parar de repente e um mar de luz branca inundar o recinto.
Em grande. Não podia ser de outra forma.