Reportagem Damon & Nami + Partisian Seed @ Passos Manuel
Review Damon & Nami + The Partisian Seed - Passos Manuel - Fotos
Com um Inverno em alta, o Passos Manuel recebeu os veteranos Damon & Naomi, acompanhados pelos portugueses The Partisian Seed, para uma noite de alt-folk de altíssima qualidade.
O palco abriu com os The Partisian Seed. O duo apresentou-se de forma simples e humilde, admitindo o estatuto de banda de abertura e reconhecendo que a maioria das pessoas se deslocou ao Passos para assistir ao concerto de Damon & Naomi. No entanto, a sua prestação foi bastante forte. Com uma boa quantidade de canções simples e cantadas com muita garra, o público foi conquistado. É de salientar também o acompanhamento proporcionada pela guitarra eléctrica de Nuno, que com linhas simples e efeitos etéreos conseguiu adicionar uma aura mágica à voz e à guitarra acústica, que reverberaram pelas paredes do cinema. Um concerto consistente e muito profissional, que certamente não desiludiu nenhum dos espectadores.
Foi após um pequeno intervalo que Damon Krukowski e Naomi Yang (ambos ex-Galaxie 500) entraram em palco, com uma versão de um tema de Tim Buckley; uma forma excelente de começar um concerto de grande qualidade. Com uma base instrumental simples (no palco apenas se avistava uma guitarra acústica e um órgão) este duo proveniente de Massachusetts colocou grande parte da sua força nas vocalizações conjuntas, criando melodias aconchegantes e belas que aqueceram todos os presentes no Passos Manuel, que acabaram por ser presenteados com um concerto baseado na maioria do reportório da banda (destaque para Within These Walls, de 2007), que contou inclusive com algumas versões de Robert Wyatt e de tradicionais do folk britânico. É assinalável também a forma como Damon Krukowsi se dirigiu ao público, tentando explicar a origem e sentido de algumas canções de forma extremamente genuína, conseguindo tornar claras algumas das letras mais crípticas cantadas naquela noite.
Somando tudo, tratou-se de um espetáculo poderoso e consistente de ínicio ao fim, quer por parte dos The Partisian Seed, quer por parte dos Damon & Naomi. .
Marco Castro