Reportagem Dave Matthews Band em Lisboa | 2019
Dave Matthews e os seus comparsas musicais estiveram presentes pela quinta vez em solo português, desta feita sem Boyd Tinsley, o conhecido violinista que foi despedido da banda devido a uma acusação de assédio sexual. A falta desse músico foi notada nalguns temas mas a mestria musical destes excelentes instrumentistas, quer na execução das músicas propriamente ditas, quer nas jams e solos que realizaram durante as faixas, fizeram as delícias dos amantes de música.
A unidade Dave Matthews Band é uma máquina bem oleada, com Matthews extremamente competente no capítulo vocal, nos seus temas e em covers como "Sledgehammer" de Peter Gabriel e a habitual "All Along the Watchtower" de Bob Dylan, que teve direito a um excerto de Stairway To Heaven na parte final.
O público mostrou-se entusiástico q.b. durante este concerto de duas horas e quarenta e cinco minutos, talvez por ter esperado ouvir mais alguns clássicos nesta noite do que aqueles que foram apresentados. A banda gosta de variar bastante as músicas que toca e por isso ficaram um bom número de temas emblemáticos por tocar, no entanto não foram esquecidas músicas como "Everyday" e "Ants Marching" tocadas quase no final e dois dos destaques do espetáculo, com o público a cantar mais do que noutros temas mais recentes. Não faltaram também temas do calibre de "Dancing Nancies", "Warehouse" e "Jimi Thing" sendo que todos estes tiveram a presença do flautista brasileiro Carlos Malta.
Um bonito momento foi a interpretação de "Here on Out" por parte de Dave Matthews, sozinho, apenas acompanhado pela sua guitarra, com o público a iluminar a sala de espetáculos com os seus telemóveis. Em quase três horas de (boa) música é de realçar também uma intensa interpretação de "Gravedigger", tema do álbum a solo de Dave Matthews, bem recebido pelos espectadores.
A Altice Arena não esgotou mas encontrou-se muito bem composta pelos fãs fiéis que fizeram Dave Matthews e companhia sentirem-se em casa, com o frontman a agradecer imensas vezes ao público referido.
Dave Matthews revelou que quando iniciaram a anterior digressão pela europa, em Portugal, este afirmou que na próxima ocasião teriam de fechar a tour. Assim aconteceu e no seu regresso quer seja a iniciar ou a finalizar uma tour, garantidamente a banda terá mais uma vez uma grande moldura humana pronta a recebê-los.
-
sábado, 18 janeiro 2025