Reportagem Fuck Buttons + Nimai @ Plano B
Na passada quarta feira, dia 30 de Setembro, o Plano B acordou para a noite com uma pequena multidão. A grande razão para tal acontecimento dá pelo nome de Fuck Buttons. Acompanhados dos Nimai, estes britânicos protagonizaram um concerto muito aguardado pela cena mais alternativa portuense.
Foi por volta das 23h30 que os Nimai se lançaram num set bem conseguido e que tem provado a sua forma ascendente. Puxando sempre de boas melodias e batidas relativamente contagiantes. Este duo do Porto conseguiu cativar o público durante cerca de 40 minutos sem deixar ninguém exausto, algo complicado para um artista de abertura. Bebendo influências de ambient, microhouse e algum IDM mais recatado, a mistura que apresentaram serviu de aperitivo de luxo para o que ainda estava para vir.
Com o calendário já no dia 1 de Outubro, Andrew Hung e Benjamin Power, oriundos de Bristol, subiram ao palco. Prostrados sobre uma mesa cheia de pedais, teclados, brinquedos e mais uns quantos aparelhos menos ortodoxos, os Fuck Buttons arrasaram com a sala de concertos do Plano B. Debruçando-se sobre o mais recente Tarot Sport, produzido por Andrew Weatherall, o set do duo assumiu contornos extremamente dançaveis em partes, abrindo de forma eufórica com o actual single Surf Solar. A crueza com que construiram os vários temas foi impressionante, oscilando entre o lançamento de samples e a criação das linhas melódicas e vocais, Andrew Hung nunca cessou de se mexer, olhando pontualmente para um publico já completamente rendido.
Após cerca de uma hora de assalto sonoro, os Fuck Buttons retiraram-se sem mais regressar, deixando apenas no ar o desejo de se ter ouvido a Sweet Love for Planet Earth de Street Horrrsing, a música que os deu a conhecer ao mundo.
Resta aguardar por um regresso destes ingleses a Portugal num palco maior, pois certamente irão dar o salto para ligas de outra classe com o lançamento do já referido Tarot Sport, agendado para 14 de Outubro.