Reportagem Girls Names no Porto
Neste dia marcado por um temporal tenebroso, decidimos abandonar o conforto e o calor do lar para testemunharmos o regresso à Invicta dos norte-irlandeses Girls Names, uma das mais entusiasmantes e refrescantes bandas do revivalismo post-punk.
Apesar de o cenário não ser o mais convidativo – afinal de contas, era segunda-feira e o tempo despertava uma vontade avassaladora de permanecer junto à lareira – a verdade é que a cave do Café au Lait esteve bem composta e com um excelente ambiente.
Curiosamente, a música criada pelo quarteto de Belfast revela-se adequada para um típico dia de Inverno – é melancólica e fria - mas ao vê-los em palco apercebemo-nos de que essa delicadeza também dá lugar a uma enérgica exploração sónica, num cativante contraste entre tranquilidade e intensidade.
Destaca-se igualmente a talentosa secção rítmica, formada por uma bateria pulsante e um baixo poderoso e dinâmico, ingredientes fundamentais numa receita musical que, aliada às guitarras e ao teclado, resulta numa amálgama de emoções: tanto embarcamos numa encantadora viagem espiritual, como sentimos repentinamente a vontade de dar um pezinho de dança.
Alternando entre um estado contemplativo e festivo, fomos apreciando a beleza de temas como “A Hunger Artist”, “Hypnotic Regression” ou “Zero Triptych”. No final, ficamos com um sorriso na cara, pois assistimos a um bom concerto e ainda tivemos direito a encore após a insistência do público.
Uma noite bem passada na companhia da Lovers & Lollypops, este ano a comemorar uma década de existência.
-
Organização:Lovers & Lollypops
-
sábado, 18 janeiro 2025