Reportagem Icy Demons + The Portugals @ Passos Manuel
No dia 25 de Abril, o Passos Manuel recebeu um colectivo oriundo de Chicago, que merece mais fama do que a que lhe é conferida. Falamos, portanto, dos Icy Demons, uma banda constituida por membros dos Man Man e dos Bablicon.
Contudo, a noite começou com os The Portugals. Por volta das 23h, o duo portuense, acrescentado de mais dois membros, subiu ao palco perante um auditório algo vazio. Com uma sonoridade extremamente melódica e embebida na pop electrónica dos New Order, os The Portugals lançaram-se a cerca de meia hora de músicas algo etéreas e esfumadas, prendendo somente a atenção necessária dos presentes. Uma performance consistente, que não desiludiu, mas também não surpreendeu. Serviu, essencialmente, de aquecimento para a actuação superlativa dos Icy Demons.
Em seguida, e com os primeiros minutos de 26 de Abril já presentes, a revolução dos cravos foi esquecida, mas estes demónios de Chicago decidiram começar uma nova demanda em palco. Com uma fusão de estilos extremamente cativantes, os Icy Demons deram um grande concerto. Griffin Rodriguez e companhia lançaram-se a cerca de 50 minutos de um indie rock submerso de krautrock, calypso e com um toque de loucura que fez lembrar Frank Zappa. Passaram por temas de todos os seus três albuns (Fight Back!, Tears of a Clone, Miami Ice), assim como por alguns temas novos que demonstraram estar à altura dos mais antigos. Um concerto extremamente bem conseguido, com várias trocas de instrumentos entre os membros e uma interacção com o público que demonstrou gratidão a todos os presentes. Foi, de facto, uma grande pena que a adesão ao concerto tenha sido muito reduzida.
Resta-nos aguardar pelo próximo álbum deste colectivo e, quem sabe, de um regresso a um palco português no futuro.