Reportagem Jacco Gardner em Lisboa 2014
Por vezes é com pouco que conseguimos muito e foi justamente assim que Jacco Gardner conquistou no passado dia 4 de Fevereiro o Musicbox de Lisboa.
Bastou Cabinet of Curiosities, o álbum de estreia e uma dose de boa disposição para Jacco Gardner começar a ter o mundo, com o seu pop psicadélico, na mão, fazendo de Syd Barret a sua principal referência. Depois de passar pelo Passos Manuel no Porto na noite anterior, mas primeiro ainda pelo Milhões de Festa de 2013 no já longínquo mês de Julho, a noite chuvosa convidava o público a aconchegar-se às histórias de amor, convertidas em canções, que Jacco tinha para cantar e contar, mergulhando num profundo melancolismo e num regresso aos anos sessenta.
O projecto a solo do holandês, que se desdobra em cinco no formato ao vivo, destaque a Jacco Gardner a liderar a frente do palco, levou avante e cumpriu de fio (quase) a pavio o primeiro registo de uma forma simples e discreta. Sempre sorridente, Jacco confidencia estar satisfeito e agradecido com a presença dos portugueses na pequena grande sala do Cais do Sodré.
Passando por “Help Me Out”, “Clear The Air” ou as aclamadas “The Ballad of Little Jane” e “The One Eyed King”, ainda tivemos direito a uma nova canção com um sabor a final de tarde de Verão, não se chamasse esta “The End of August”.
Chameleon ficou reservada para o suposto fim, mas há muito tempo que um concerto no Musicbox não termina sem um encore e Jacco Gardner não foi excepção.
Para o grande final, Jacco Gardner presenteou ainda os lisboetas com uma bela versão de “Always on My Mind” de Billy Nicholls e um convite ao convívio, terminando assim um concerto quente e alegre numa noite fria de terça-feira em Lisboa.
-
sábado, 20 dezembro 2014