Reportagem James Morrison no Porto
Com a bola de espelhos em modo giratório a refletir pontilhados de luz nos cortinados, a intensificar o ambiente, o público foi premiado pelo bom comportamento com um refrão, só para si, perante o ar impressionado do cantor.
Pouco passava das 16 horas e já se encontravam sentadas nas escadas do recinto algumas raparigas, ladeadas por mochilas e sacos com comida. Seria de pensar que se estivessem a abrigar do calor, tendo em conta o verão desfasado que parece ter chegado mais cedo, mas não, estavam apenas a marcar lugar, com relativa antecedência e muita espera pela frente, para a visita de James Morrison ao Coliseu do Porto.
Uma espera que fora atenuada por Mia Rose, cantora pop luso inglesa, made in youtube, perfeitamente enquadrada na programação, que subiu ao palco para o espetáculo de abertura.
Apesar de uns contratempos ruidosos, Mia foi recebida carinhosamente pelo público, a quem se dirigiu com simpatia, dividindo o tempo de antena entre um curto repertório e versões de Bruno Mars e Bob Marley, “um grande ídolo”. Pelo meio, houve ainda a oportunidade de ouvir a primeira canção por ela escrita em Português, “Será”, e pedidos recorrentes para que a assistência elevasse braços, isqueiros e telemóveis.
Regressado a Portugal para dois concertos nos coliseus, quem não precisou de apelar ao que quer que fosse foi James Morrison, cuja entrada, já ao som de “Beautiful Life”, provocou a elevação automática de telefones e máquinas fotográficas que se mantiveram incansavelmente erguidos, quase na totalidade, até ao fim do concerto.
Num cenário de globos pendentes, que foram adquirindo tonalidades diferentes consoante a iluminação, com um cortinado acetinado como pano de fundo, o cantor saudou o coliseu e a apressou-se a pegar na guitarra, para prosseguir por The Awakening, o disco mais recente, editado no ano passado, desta vez pelas mãos de “In My Dreams”.
“If You Don't Wanna Love Me” deu lugar à primeira intervenção, sem contar com os agradecimentos espalhados pelos fins das canções. Ao galanteio de Morrison, que pergunta se o público está tão bem quanto parece, seguiram-se “Say Something Now”, a provocar bailados de braços no ar, e “I Won't Let You Go”.
Sem a presença de Jessie J, com quem faz dueto em “The Only Way is Up”, o cantor auxiliou-se de uma das duas cantoras de apoio e do público, que os acompanhou vocalmente e nos gestos, em direcção ao céu, que foram pontuando o tema. O momento que se seguiu não ficou atrás, pelo contrário, arriscamo-nos a dizer que terá sido o mais marcante da noite, com os presentes a cantarem em plenos pulmões “Broken Strings”, no original também uma parceria, desta vez com a luso-canadiana Nelly Furtado. Com a bola de espelhos em modo giratório a refletir pontilhados de luz nos cortinados, a intensificar o ambiente, o público foi premiado pelo bom comportamento com um refrão, só para si, perante o ar impressionado do cantor.
A dedicação não ficou por aqui, manteve-se na marcação de ritmo com palmas durante “Person I Should Have Been”, com os corpos a cederem aos passos de dança exigidos por “Slave to the Music” e “I'm a Man”, a apoteose energética a deixar James Morrison de rastos, após descida até à primeira fila onde cumprimentou alguns fãs mais sortudos.
O próximo tema deixou o coliseu enternecido com a referência à filha de três anos que, teimosamente, apesar dos reparos do pai, chama “Baby Girl” a “One Life”, o último single de The Awakening, lançado na véspera da vinda a Portugal. Com o fim a aproximar-se foi tempo de “Precious Love” e de “You Give Me Something”, tema que empurrou Morrison para as luzes da ribalta e que terá correspondido a um dos momentos mais aguardados da actuação.
O encore não se fez tardar com “The Awakening”, “Under the Influence” e “Wonderful World”, a dar azo a mais uma descida a público, desta feita mais demorada, a ditar o adeus definitivo.
Perante ares satisfação e mostras de contentamento, houve ainda quem decidisse promulgar a presença na “companhia” do cantor, num momento para mais tarde recordar, com fotografias tiradas ao lado dos posters do evento, à saída do coliseu.
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sábado, 20 dezembro 2014