Reportagem Kayo Dot + João Filipe & Henrique Fernandes @ Passos Manuel
Na passada quinta feira, dia 24 de Setembro, o Cinema Passos Manuel serviu de palco para mais uma noite de música desafiante e memorável. Quem marcou presença foram os Kayo Dot, oriundos de Massachussets, e o duo portuense João Filipe & Henrique Fernandes.
O ataque sensorial teve início por volta das 23:00 com a entrada em palco de João Filipe e Henrique Fernandes, duo de bateria e contrabaixo eléctrico. Com uma abordagem pouco convencional em ambos os instrumentos, estes portuenses conseguiram criar cerca de 40 minutos de paisagens sonoras ora delicadas, ora destruidoras, com uma naturalidade tremenda. Custa a crer que um projecto tão bem trabalhado tenha surgido com o simples intuito de abrir o concerto dos Kayo Dot. Apesar deste objectivo algo humilde, foi possível verificar a aprovação de grande parte dos presentes no final actuação. Um projecto com muito boas pernas, sem grandes dúvidas.
Foi já por volta das 00:00 que os americanos Kayo Dot subiram ao palco. A banda de Toby Driver, composta por mais outros quatro elementos, lançou-se a quase duas horas de uma mescla de estilos tremenda. Passando por arranjos mais clássicos com violino proeminente, ou então por passagens mais post rock, as partes mais viradas para o doom e para o metal ganhavam outra força e ímpeto, tornando-se verdadeiros despertares de sensações. O concerto não serviu para grandes espantos, pois a maioria dos presentes teria noção do grande talento deste colectivo e sabia o que esperar. Contudo, após o encore, foi possível notar na cara de todos os músicos a sensação de missão cumprida. Houve ainda a oportunidade para Toby anunciar que seria possível ouvir no concerto de Coimbra porções do seu novo álbum, a ser lançado pelo selo Hydra Head no próximo ano.
Resta agora deixar a sugestão de mais um concerto organizado pela dupla Amplificasom e Lovers & Lollypops, que é Fuck Buttons (UK) + Nimai, a realizar-se no Plano B, dia 30 de Setembro.