Reportagem Live Low no Porto
Foi no Círculo Católico de Operários do Porto que teve lugar a apresentação oficial, na Invicta, de “Toada”, o primeira longa-duração do projecto Live Low, um quarteto formado por Pedro Augusto, Miguel Ramos, Gonçalo Duarte e Ece Canli.
O espaço, ainda desconhecido para muitos, constitui uma alternativa interessante aos sítios do costume e oferece um ambiente único e descontraído, sendo uma pena que não haja mais entidades culturais a realizar lá concertos. Depois do jantar servido a quem tinha feito reserva, dirigimo-nos à sala e assistimos à actuação conjunta de Coelho Radioactivo e LAmA, que antes de se juntarem à celebração dos Live Low apresentaram uma envolvente combinação de melodias folk e texturas electrónicas, num concerto tímido mas eficaz.
Durante o intervalo, a sala continuou a encher até ficar completamente lotada, sendo possível ver pessoas sentadas nas cadeiras, no chão ou em qualquer sítio que permitisse absorver a experiência, num cenário que mais se assemelhava a uma espécie de ensaio aberto. Efectivamente, a barreira que normalmente se forma entre artista e público foi ultrapassada e parecia que éramos convidados numa festa na qual os Live Low desempenhavam o papel de mestres de cerimónias.
Foi nesse maravilhoso clima familiar que exploramos os temas de “Toada” – um álbum ecléctico, ambicioso e dotado de uma cativante imprevisibilidade. Essa direcção artística, ainda que extremamente louvável, nem sempre é fácil de reproduzir ao vivo sem que a magia seja inevitavelmente perdida, mas o grupo conseguiu contornar a situação e adaptar estas composições, criando assim uma viagem dinâmica que alternou entre o registo instrumental e os momentos com a participação da magnífica Ece Canli – cantora e performer turca.
Torna-se quase impossível não nos emocionarmos ao escutar o seu registo arrepiante em músicas como “Lembra-me Um Sonho Lindo” (original de Fausto), “O Sol” ou, já no final da actuação, “Deus Te Salve Ó Rosa”, uma peça negra, assombrosa e perfeita para encerrar uma noite bem passada.
Prestemos atenção a esta malta - boas coisas com certeza virão.
-
quinta-feira, 27 outubro 2016