Reportagem Marilyn Manson @ Campo Pequeno
Marilyn Manson, uma das figuras mais controversas principalmente nos 90's, estava de regresso a Lisboa com "The High End Of Low" e o grande atractivo do regresso de Twiggy Ramirez na guitarra. Para abrir, os Esoterica tiveram um Campo Pequeno com lotação a meio-gás, mas nem por isso deixaram de tentar puxar pelo público lisboeta. Os londrinos, muito aclamados pela crítica no ano de 2008, parecem ainda não conseguir passar para o palco a qualidade que têm em estúdio. Comparados pela revista Metal Hammer aos norte-americanos Tool, na obra dos Esoterica podemos verificar que têm um imenso potencial. Porém, o concerto de abertura no Campo Pequeno soou muito repetitivo e as tentativas de puxar pelo público surtiram respostas demasiado efémeras. Chegou contudo para entreter o público que aguardava com devoção Marilyn Manson e companhia, principalmente com a última música "Don't Rely On Anyone" a destacar-se positivamente do alinhamento restante.
Já passaram treze anos desde que Marilyn Manson chocou o mundo com "Antichrist Superstar" e desde então, o norte-americano tem vindo a perder o impacto que o caracterizava. O recente "The High End Of Low" era o pretexto para novo concerto em Portugal, mas foi com Cruci-Fiction, In Space e Disposable Teens, de "Holy Wood" que o concerto começou, com uma reacção apoteótica do público.
Seguiram-se Pretty as a Swastika, Irresponsable Hate Anthem e The Love Song, com esta última a ser também muito bem recebida pelos portugueses. Um início cheio de fulgor, que prometia uma noite épica em Lisboa. A verdade é que esse início não correspondeu à expectativa e três músicas (Four Rusted Horses, Devour e Dried Up, Tied and Dead to the World) chegaram para tornar a noite morna demais para o que se previa. We're From America, do novo álbum, alterou um pouco o rumo do concerto. Antes de The Dope Show, Marilyn Manson praticamente incitou ao consumo de drogas, gabando os efeitos que estas provocam, sendo um deles "fazer figura de palhaço à frente de uns rapazes portugueses e malucos". Já não surpreende ninguém e só ficou mal ao norte-americano, numa actuação que só por si já tinha muito pouco colorido. The Dope Show, Rock Is Dead, Sweet Dreams, Rock 'n' Roll Nigger e The Beautiful People marcaram uma parte melhor, com a qual Marilyn Manson terminou o concerto.
Durou um pouco mais do que uma hora, a actuação de Mariyln Manson, que ficou muito aquém do que seria de esperar.
De positivo, é de frisar que Twiggy Ramirez esteve intocável e que os clássicos proporcionaram bons momentos no Campo Pequeno.