Reportagem Parkway Drive em Lisboa
Reality Slap
A última sexta-feira de abril, revestiu-se de vital importância para os apreciadores de metalcore, mais concretamente para os fãs dos australianos Parkway Drive, que visitaram nesta data o nosso país, apenas pela segunda vez, em catorze anos de percurso. Ficou comprovado que a banda possui uma enorme base de seguidores em Portugal, que formaram uma grande moldura humana, na sala Lisboa ao Vivo. Mas já lá vamos.
Não foram apenas os Parkway Drive, os donos e senhores da noite. Os Reality Slap, pese embora o pouco tempo de atuação, foram autores de uma grande descarga de energia, como é seu apanágio. O hardcore puro e duro destes lisboetas foi um autêntico murro no estômago do público que, por esta altura, já enchia a sala de espetáculos. É de assinalar a pontualidade dos presentes, que mostraram que queriam assistir também, aos concertos das bandas de abertura. A banda correspondeu com uma performance digna de banda de cabeça de cartaz.
Os Hills Have Eyes são - ainda para mais após o término de carreira dos também setubalenses More Than a Thousand - uma das figuras de proa do metalcore português. Daí a escolha da banda para o suporte dos australianos ter encaixado que nem uma luva nesta noite. O público recebeu a banda de braços abertos, mostrando-se conhecedor das músicas, cantando alguns dos refrães. Destacaram-se temas como "Strangers" e "The Bringer of Rain" num alinhamento curto, mas intenso. O vocalista Fábio Batista mostrou-se muito interventivo, ao longo do concerto, tendo, pelo meio, afirmado que é devido ao público continuar a apoiar os Hills Have Eyes, que estes continuam no ativo.
Sete longos anos após a primeira passagem por Lisboa, eis que os Parkway Drive protagonizaram um regresso triunfante à capital. Os fãs encheram a sala de espetáculos, para receber os australianos e ficaram rendidos com a qualidade da performance, ao vivo, do quinteto. A sequência inicial de temas “Wild Eyes”, “Carrion”, “Dedicated”, “Vice Grip” e “Dark Days” foi fortíssima, resultou extremamente bem, ficando logo aí bem claro, que a noite estava destinada a ser verdadeiramente memorável.
Os presentes mostraram-se incansáveis do primeiro ao último momento do espetáculo, sendo que houve momentos para cantar os refrães e coros dos temas, imenso headbanging, alguns circle pits, saltos quando a banda pedia, muitos aplausos no final das músicas e até outras manifestações espontâneas de apreço pelo coletivo australiano, como quando todos em uníssono gritaram Parkway Drive por mais que uma ocasião. O alto nível da atuação manteve-se, com destaque para a reta final, que contou com uma poderosíssima “Boneyards” e as catchys “Crushed” e “Botton Feeder” que terminaram em grande um concerto verdadeiramente assombroso, de uma banda que parece talhada para tocar ao vivo.
Após uma enorme adesão por parte do público, que acorreu em massa ao Lisboa ao Vivo, e o sucesso do espetáculo, não acreditamos que os Parkway Drive demorem, novamente, sete anos a voltar a Portugal. Até breve!
-
Organização:Prime Artists
-
terça-feira, 02 maio 2017