Reportagem Two Door Cinema Club - Lisboa
No dia 26 de Maio, a TMN inaugurou o Espaço TMN naquele que era o antigo Armazém F, com o projecto “TMN ao Vivo”. Os convidados para a estreia foram os norte-irlandeses Two Door Cinema Club, que nunca tinham estado no nosso país mas já haviam sido confirmados para o festival Paredes de Coura deste ano. Lotação esgotada num recinto agradável, dinâmico e amplo, onde as bebidas fluíam e doces eram servidos.
Pouco passava das 22h30 quando a banda pisou o palco. As pessoas apertavam-se e o ambiente de festa já se fazia sentir antes dos primeiros acordes. A abrir – tal como acontece no álbum de estreia “Tourist History” – esteve “Cigarettes in the Theatre”. Foi fácil perceber que iria ser um concerto memorável através da energia e boa-disposição que todos os membros da banda emanavam. Alex Trimble, vocalista, apresentou a banda e agradeceu a todos os que puderam estar presentes nesta estreia dos Two Door Cinema Club em solo nacional.
Os fãs eram muitos e “Undercover Martyn” levou a multidão ao rubro. De letra bem estudada, o público saltava e dançava, em ambiente de festa. Foram tocados temas mais antigos, tais como “Hands Off My Cash”, “Handshake” e “Costume Party” que, embora não constem do álbum da banda, eram conhecidas de vários fãs presentes na plateia.
Embora pequeno, o palco não criou obstáculos aos músicos, que se mexiam e dançavam ao som das guitarras e sintetizadores característicos dos seus temas. Temas esses, breves e vigorosos, óptimas músicas de Verão, que faziam a delícia de um público maioritariamente jovem e bastante entusiasta. Todos os temas foram recebidos com excitação, uns mais que outros, como foi o caso do single “Something Good Can Work” ou “You’re Not Stubborn”.
Com cocktails a serem servidos aos membros da banda e a prova de que o público estava ali para uma noite inesquecível, não foi difícil atingir um clima de cumplicidade entre a banda e audiência. O facto de o recinto apenas albergar 1150 pessoas contribuiu para o aspecto intimista do evento.
“What You Know”, uma das letras melhor sabidas, antecedeu o encore, durante o qual se ouviu sobretudo “I can talk, I can talk” em gritos da multidão. O público mereceu uma vénia por parte de Alex e “Come Back Home” antecedeu então a aguardada “I Can Talk”. O mesmo tema estará presente em campanhas futuras da TMN. Na despedida, um sentido «obrigado» e um «vemo-nos muito em breve».
Curto, mas enérgico, o concerto de estreia da banda abriu, sem dúvida, um precedente para quem estiver presente também em Paredes de Coura. A presença em palco dos Two Door Cinema Club surpreendeu e o à-vontade com que encararam este novo público foi admirável.
Uma estreia notável do conceito “TMN ao Vivo”, cujos futuros espectáculos se esperam tão bons – ou melhores – que o da inauguração.