Reportagem Viva Belgrado no Porto
A noite de quinta-feira passada foi marcada por uma vaga de frio que fez com que muitos tenham escolhido permanecer no conforto do lar, o que explica, pelo menos parcialmente, a casa pouco composta que recebeu a visita dos espanhóis Viva Belgrado. Um cenário desolador e deveras injusto, mas que não impediu o quarteto de assinar uma prestação memorável e enérgica.
Com um setlist baseado no mais recente “Ulises” (sem, no entanto, ignorar os trabalhos anteriores) mostraram saber como combinar eficazmente a agressividade do post-hardcore com a sensibilidade melódica do post-rock, sendo que essa exploração de duas facetas distintas confere-lhes um estilo muito próprio e acaba por criar uma atmosfera musical onde a intensidade e a delicadeza coexistem harmoniosamente. Numa actuação bem conseguida, os Viva Belgrado conquistaram a audiência através da força de temas como “Por la mañana, temprano”, “Calathea” ou “Pleiades/ Passaportes”. Além disso, a sua postura é verdadeiramente impressionante - sentimos que se entregam de corpo e alma sempre que sobem a um palco. Nesta noite, mesmo perante uma audiência reduzida, deram tudo o que tinham, numa genuína demonstração de amor à camisola.
Antes, os Aweless- que contam com ex-elementos dos A Thousand Words e Birds – proporcionaram um aquecimento agradável ao som de um emo inspirado em American Football e com algumas pitadas de shoegaze. Nota-se que têm boas ideias e potencial para continuar a evoluir, tendo apenas faltado um som mais equilibrado - sobretudo a nível vocal - para que pudéssemos apreciar totalmente as composições da banda.
No final, mesmo com a fraca adesão, o balanço é claramente positivo. Que venham mais noites destas!
-
Organização:Copilot Bookings
-
sábado, 18 janeiro 2025