Reportagem Wilco @ Coliseu dos Recreios
Domingo, 31 de Maio, o Coliseu dos Recreio abriu portas pela primeira vez à banda oriunda de Chicago, Wilco.
Pelas 21h13, e após um desligar de luzes antecipado, que provocou a reacção evidente por parte do público, eis que encabeçados pelo vocalista Jeff Tweedy, entram em palco para uma noite promissora.
Inicam o concerto, com a música "Wilco (The song)", o primeiro single extraído do mais recente álbum, precisamente Wilco (The Album), segue-se "I'm trying do break your heart", do álbum Yankee Hotel Foxtrot, onde aproveitando a própria letra da música, ecoa um "Hello", estabelece-se, assim, o primeiro contacto com o público, que embora em pequeno número estava na presença de uma banda que cimenta a ideia de ser um dos projectos mais sólidos da "cena" alternativa actual.
Regressamos ao ano de 2004, onde lançaram A Ghost is Born, "Company in my back" é a primeira escolhida, e logo surge tempo para se notar que existia um casal a dançar timidamente nas imediações dos balcões. Estava quebrado o gelo, pois logo de seguida Tweedy dirige-se ao público português para um "Hello" caloroso. Seguem-se "Kamera" e "Handshake Drugs", respectivamente do Yankee Hotel Foxtrot, e do A Ghost is born.
"I'm so happy you understand English" é com esta frase que Tweedy perante as centenas de pessoas que se encontravam presentes refere que o problema "Bush" está resolvido graças à banda.
Completamente absorvidos pelo universo Wilco, esta experiência auditiva comandada por estes 6 senhores, faz-nos viajar por Sky Blue Sky com "You're my face", o público rende-se, e com "Impossible Germany" surge a primeira apoteose, após um solo magistral do guitarrista Nels Cline, pelo meio ainda houve tempo para "Jesus, etc".
Por esta altura transpirava-se classe pelo palco e é tempo de "Say you miss me" do álbum Being There, que a julgar pela reacção das pessoas certamente iria acontecer.
"Heavy Metal Drummer" serve de mote para um "You're a very encouraging audience" e o primeiro "obrigado" em língua portuguesa. É com "Hummingbird" que ocorre o primeiro encore, reabrindo com "Ashes of American Flags" e é neste momento que muitas pessoas dos balcões laterais se levantam e dirigem-se para a frente do palco, juntando-se às que já la se encontravam e que tinham abandonado as suas cadeiras para tentar estar mais perto do grupo. Seguiram-se "You Never Know", "Hate it Here", entre outras.
Espelhado na qualidade irrepreensível de Jeff Tweedy e companhia, está um reportório exuberante e avaliando pelos sorrisos com que o público se despediu, certamente todos os presentes sentiram que Lisboa respiraria de maneira diferente após a passagem deste sexteto. Resta aguardar pelo regresso, que em tom de promessa tímida foi dita por Jeff.