Reportagem Xutos & Pontapés @ Casa da Música
No passado dia 21 de Fevereiro, assistiu-se a mais um concerto dos Xutos & Pontapés na Casa da Musica, no Porto. Pequenos e graúdos não faltaram e com casa cheia, os Xutos & Pontapés ofereceram aos fãs nortenhos um concerto acústico contando com a presença de Pedro Gonçalves, dos Dead Combo, como baixista em praticamente todas as músicas.
O concerto começa com uma explosão de alegria por parte do público quando se inicia os "Barcos Gregos" mostrando que mesmo num concerto acústico conseguem produzir um efeito bastante semelhante a de um concerto eléctrico. A banda inicia o concerto baseado nas suas músicas ao longo dos 30 anos de carreira, ouvindo-se desde o álbum "78/82" com "Dantes" até ao álbum "Mundo Ao Contrário" com a música "Ai Se ele Cai".
Enquanto Kalú se deliciava a atirar água de uma pistola de água a Pedro Gonçalves entre as músicas, Tim ia explicando o ano e álbum de cada música fazendo com que o público fosse percebendo a evolução da banda. Chegou a usar a ironia em alguns casos, ou não estivessem a comemorar 30 anos de carreira. Para além dos erros habituais de Tim com o alinhamento, o agradecimento aos roadies pelo seu trabalho árduo também foi enfatizado pela banda. "N´America", "P´ra Ti Maria", "Chuva Dissolvente", "Homem do Leme" foram as músicas em que se ouviu mais do público, a cantar, não fossem elas as mais conhecidas apesar da “idade” que apresentam, deixando músicas como "Doçuras" e "Pequenina" aos fãs mais atentos da banda.
Apresentaram também duas novas músicas do novo álbum que irá sair em Abril, "O Santo e a Senha" e "Perfeito Vazio", agarrando o público com as novas sonoridades. O concerto termina com o já muito conhecido "Minha Casinha" e com uma ovação de pé do público.
Aqui fica o alinhamento que a banda apresentou aos presentes:
- Barcos Gregos
- Se Não Tens Abrigo
- O Que Foi Não Volta A Ser
- N'América
- Nesta Cidade
- Pequenina
- Pêndulo
- Manhã Submersa
- Remar, Remar
- Negras Como A Noite
- Circo de Feras
- Doçuras
- O Santo e a Senha
- Perfeito Vazio
- Estupidez
- Vida Malvada
- P'ra Ti Maria
- Fim do Mês
- Chuva Dissolvente
- Homem do Leme
- Dantes
- Dia de S. Receber
- Ai Se Ele Cai
- Minha Casinha
Apesar dos vastos anos que a banda possui e dos concertos realizados, os Xutos & Pontapés continuam a ter a vivacidade e solidez de sempre, não deixando portanto, o vasto público sem um sorriso de um bom concerto assistido.