Reportagem Yann Tiersen @ CCB
O Grande Auditório do Centro Cultural de Belém esgotou hoje, 6 de Julho, para que a cidade de Lisboa recebesse o francês Yann Tiersen, incontornavelmente conhecido pela produção da banda sonora do filme de Jean-Pierre Jeunet, Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain. Após dois concertos pelo país – um na Figueira da Foz e outro em Vila Nova de Famalicão – muitos dos lisboetas já sabiam com que contar: sem piano, sem acordeão, nada de acústico.
Dá-se um início pontual a um dos maiores artistas do minimalismo, que muito pouco apresentou de minimal. O concerto foi cheio de momentos fortes, demasiado post-rock para o que nos havia habituado. Numa setlist a copiar os concertos anteriores. O CCB atingiu o seu ponto alto em “Sur Le Fil” de 1997, quando as luzes se apagam para dar espaço ao génio do violonista. Yann Tiersen não trouxe consigo uma orquestra, mas Christine Ott esteve por diversas vezes por detrás da magia de muitas das canções, acompanhando Yann na voz, nas teclas e no xilofone.
Com poucas palavras, algumas delas – claro – francesas, se foi desenrolando um espectáculo mais ou menos esperado. Os fãs – emaranhados no meio de um público peculiar que esvaziava a sala ainda a meio do concerto – acompanharam algumas vezes os músicos com palmas, em músicas mais alegres.
Adaptaram-se algumas músicas ao rock, e sentiu-se um cheiro de quase todo o vasto repertório do artista que divide genialidade com Michael Nyman e Philip Grass, entre outros.
A sala não tardou a ficar vazia. A orquestra que acompanhou Yann Tiersen por alturas do L’Absente fez falta a muitos, que não hesitaram em mostrar caras descontentes. Foi um concerto bonito numa boa noite, só se esperava um pouco mais.