Reportagem Yo La Tengo - Porto
No dia 15 de Março, a Sala Suggia, na Casa da Música, quebrou a formalidade e abriu portas aos norte-americanos Yo La Tengo.
Pouco depois da hora de início o público ao rubro aplaude, fervorosamente, a banda que discretamente entra em palco e abre o concerto com “Sudden Organ” do álbum “Painful” de 1993.
Passados quase 19 anos desde a primeira presença em Portugal, Ira Kaplan, vocalista e guitarrista, mostrou-se desde o início muito expressivo e embalado pelas suas músicas.
Embora tenha sido um concerto sentado, muitos corpos não ficavam presos e soltavam-se ao ritmo dos sons estilhaçados e estridentes contrastados com as melodias doces tão esperadas dos Yo La Tengo.
“Stockholm Syndrome” quebrou o silêncio de palavras que até então se fez sentir. Recordando o concerto de 1992, o calor foi aumentando e a velha “rockalhada” surgiu progressivamente. O público foi incansável e puxou cada vez mais pelos membros da banda.
Após o primeiro encore, fortemente aplaudido e assobiado, segue-se o segundo que marcou o momento alto da noite com a música “Sugarcube”.